• NUTS/HU-UFPI

Plataforma de Inteligência Artificial Laura poderá ser utilizada por hospitais públicos

No dia 27 de março de 2020, a RNP assinou um acordo implementando a Inteligência Artificial Laura em hospitais da rede pública. Nesta primeira fase do projeto, três hospitais foram selecionados para o recebimento da tecnologia: Hospital das Forças Armadas (HFA), Hospital de Base de Brasília e o Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG). Este novo sistema permite a identificação de riscos de deterioração clínica, como a Sespe.


Esta tecnologia possibilita o gerenciamento da rotina hospitalar e emitir alertas para a equipe assistencial, melhorando a capacidade preditiva, permitindo que os pacientes de quadro clínico crítico sejam atendidos com prioridade, recebendo tratamento adequado o mais breve possível. O HFA tem expectativas de que a implementação da tecnologia seja concluída em aproximadamente 45 dias. Posteriormente, a tecnologia será expandida para toda a rede hospitalar, após experimentação piloto. Este projeto é fruto do trabalho estabelecido com a RNP e contratualizado com a Secretaria de tecnologias aplicadas (SETAP/MCTIC).


Na ocasião, o diretor-geral da RNP Nelson Simões, explicou a importância da iniciativa, visando o benefício para milhares de pessoas. “A RNP já atua há muitos anos, integrando hospitais de ensino no Brasil: são mais de 120 hospitais e 10 anos conectados em infraestrutura nacional. Essa possibilidade de usar inteligência artificial aplicada a assistência, à educação, à pesquisa e à Segunda Opinião Formativa tem uma enorme capacidade de transformar o dia a dia do gestor de saúde. Para nós, é um privilégio integrar essa iniciativa, comemorou Nelson.


Link matéria completa: https://www.rnp.br/noticias/rnp-assina-acordo-para-levar-plataforma-de-inteligencia-artificial-laura-para-hospitais




2 visualizações

Campus Universitario Petrônio Portela - Hospital Universitário - Bairro Ininga
CEP 64049-550 Teresina - PI

©2020 por Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da UFPI