• NUTS/HU-UFPI

Encerramento das Atividades do HCE

Nesta quinta-feira (20 de agosto), anunciou-se o encerramento das atividades do Hospital de Campanha Estadual (HCE), arquitetado no Ginásio Dirceu Mendes Arcoverde. O término das atividades fora possível graças a redução do número de internações e o controle da Covid – 19 no Estado. Durante os seus três meses de funcionamento, 402 pacientes foram atendidos, dos quais 394 receberam alta, o que representa uma eficiência de 98% nos atendimentos médicos.


A cerimônia de encerramento contou com a participação do governador Wellington Dias, que destacou a importância do funcionamento do hospital em suas redes sociais: “Gostaria de agradecer a toda equipe do Hospital de Campanha o Verdão, hoje o hospital encerra sua missão e encerra de uma forma que merece o agradecimento de todo o povo do Piauí. O hospital foi a cabeça de rede pra essa área de ajudar e colaborar com outras regiões do Estado.”


“Foi um grande desafio, mas os números por si só falam mais alto e hoje, diferente daquele primeiro momento de inauguração, que era um momento que estávamos enfrentando o desconhecido, com toda aquela tensão, estamos aqui em uma data festiva, porque temos muito o que comemorar: tivemos uma taxa de 98% de sucesso, um número expressivo, bem superior aos números do Nordeste e do Brasil. Então é motivo de orgulho, satisfação e a sensação de dever cumprido, esse é o nosso sentimento”, declarou o diretor do Hospital de Campanha do Verdão, Jefferson Campelo.

O hospital de campanha também se destacou devido as linhas de pesquisas desenvolvidas durante seu funcionamento, que serão úteis para estudos futuros, ao todo estão sendo realizados 12 estudos clínicos sob a direção da Dra. Marta Rosal e do Dr.Victor Campelo. Dentre as linhas de pesquisas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em especial o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), contribuiu bastante com o projeto telessaúde, oferecendo serviços de teleconsultoria aos profissionais de saúde do SUS no Piauí, em atendimentos a pacientes ambulatoriais ou internados, inclusive em UTIs.

“ O serviço de telessaúde está sendo de suma importância para o combate da Covid – 19, o objetivo principal do nosso projeto está sendo o de acompanhar os pacientes em estado mais crítico, pacientes da estabilização, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pacientes do leito clínico que possam apresentar alguma piora e venham a precisar de uma vaga em um leito de UTI ou de estabilização. Está sendo muito gratificante acompanhar os frutos do nosso trabalho, o encerramento das atividades no Verdão comprova o empenho dos profissionais da saúde no combate ao coronavírus”, destacou o médico Victor Campelo, chefe do Núcleo de Telessaúde do HU-UFPI.


Segundo o coordenador geral do Projeto de PDI da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que inclui o HCE, Joel Rodrigues, o hospital irá se perpetuar por meio da pesquisa científica. “Foi uma fase que se encerrou no enfoque no tratamento de pacientes com Covid-19. Agora, nesta segunda fase, nós vamos aprender muito com os dados gerados que vão permitir tirar conclusões e inovar se houver futuras pandemias, no contexto de

crises sanitárias e, naturalmente, no desenvolvimento de soluções que possam conduzir a cura da Covi-19 e de doenças relacionadas”.


Ao final da cerimônia, o Governo do Estado homenageou a parceria e empenho da Universidade Federal do Piauí na luta contra o novo coronavírus, tendo atuado com dedicação e excelência.







13 visualizações

Campus Universitario Petrônio Portela - Hospital Universitário - Bairro Ininga
CEP 64049-550 Teresina - PI

©2020 por Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da UFPI