• NUTS/HU-UFPI

Distribuição de testes rápidos para todo país

No dia 01 de Abril (quarta feira), iniciou-se a distribuição de aproximadamente 500mil testes rápidos para todo o país. Os testes serão direcionados à profissionais da saúde de todo o país, além de agentes de segurança, tais como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de gripe.


Destes 500 mil testes rápidos, 204,3 mil testes serão direcionados para a região Sudeste, 120,2mil para a região Nordeste, 71,8 mil para a região Sul, 36,9 mil para a região Norte e 35,5 mil para a região para o Centro-Oeste. A logística de distribuição destes testes contará com o apoio da Força Aérea Brasileira, no caso da região Sudeste, e com apoio de vôos comerciais, cargueiros ou rodovias, para as demais regiões.


“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vão ter nem sintomas”, completou.


Os 4,5 milhões de testes restantes devem chegar ao Brasil pelo menos até o final do mês de abril. A previsão é de que um milhão de testes seja entregue por semana. Destes 500 mil testes já enviados, parte será destinada para uma reserva técnica do Ministério da Saúde e os demais serão utilizados pelo INCQS na avaliação de qualidade.


É importante ressaltar que estes primeiros 500 mil testes, serão destinados apenas para os profissionais do serviço de saúde e segurança. Os testes são realizados apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, tais como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID 19.


Link matéria completa : https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46632-comeca-hoje-a-distribuicao-de-500-mil-testes-rapidos-para-todo-o-pais


4 visualizações

Campus Universitario Petrônio Portela - Hospital Universitário - Bairro Ininga
CEP 64049-550 Teresina - PI

©2020 por Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da UFPI